sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O que os outros dizem de Você?

Considere o que outros podem dizer sobre você. Embora as pessoas estejam cegas quando às suas próprias faltas,facilmente descobrem os erros dos outros — e consideram-se aptas os suficientes para falar deles. Algumas vezes, as pessoas vivem de maneira que absolutamente não são adequadas, porém estão cegas para si mesmas. Não veem seus próprios fracassos, embora os erros dos outros lhes sejam perfeitamente claros e evidentes. Eles mesmos não veem suas falhas; quanto às dos outros, não podem fechar os olhos ou evitar ver em que falharam.
Se outros nos acusam de orgulhosos, mundanos, maus ou maliciosos — ou nos acusam de qualquer outra condição ou prática maldosa — deveríamos honestamente nos questionar se isso é verdade. A acusação pode nos parecer completamente infundada, e podemos pensar que os motivos ou o espírito do acusador estão errados. Porém, a pessoa perspicaz verá isso como uma ocasião para um autoexame.
Não importa o espírito de crítica, a resposta certa é a autorreflexão e uma avaliação quanto à verdade da culpa em relação aos erros de que nos acusam. Com certeza essa resposta é mais piedosa do que ficar furioso, revidar ou desprezá-los por terem falado maldosamente. Desse modo talvez tiremos o bem do mal, e esta é a maneira mais certa de derrotar o plano dos nossos inimigos, que nos injuriam e caluniam. Eles fazem isso com motivação errada, querendo nos injuriar. Mas, dessa maneira converteremos isso em nosso próprio favor.

Texto: Jonathan Edwards.

Nenhum comentário: