terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ponham toda a esperança no Senhor.


"Coloquei toda minha esperança no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor". (Salmo 40:1-3)
Este Salmo de Davi é uma ação de graças pelo livramento das tribulações. Neste exemplo pessoal, é possível notar a infelicidade prolongada em que estava envolvido, e enfatiza o tempo de espera e o tamanho das provações. Deus o tinha livrado de todas as aflições, e naquele dia, Davi estava triunfalmente em pé no átrio do templo, afinal a espera por Deus resultou em livramentos marcantes.
A Bíblia não diz quanto tempo esperou, mas percebe-se que ele esperou, e o fez por Deus, pacientemente, para que o Senhor o visse em sua triste condição e pudesse agir para libertá-lo. E em nenhum momento, pensou em amaldiçoar a Deus, ao contrário em todo tempo "clamava por socorro ao Senhor". E Deus ouviu! E Deus agiu!
Tirando-o de um poço de perdição, de um buraco profundo de destruição, onde as expectativas humanas de sobrevivência são nulas. Tirou também de um atoleiro de lama ou pântano onde qualquer ser humano, poderia ficar preso, esquecido e morrer. Pode ser que esteja em vista aqui, sonhos não concretizados, abandonos, tristezas, crises existenciais, estados de pecados, tribulações ou provações que submetam à alma, vexames e destruições, e ao corpo, doenças muito sérias.
E Deus colocou os pés de Davi sobre uma rocha digna de confiança. O medo e a insegurança do terrível atoleiro não existe mais, o lugar agora é seguro. Cristo é este lugar seguro, Cristo é esta rocha: "Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo (I Co.10:3-4)".
Além disto, Deus colocou um novo cântico na boca de Davi. Um hino de louvor que servisse de testemunho, para que muitos ouvissem, temessem e confiassem no Senhor. Experiências assim se repetem ainda hoje. E o nosso grande desafio é colocar toda a esperança no Senhor e esperar pelo Senhor clamando sempre.
No tempo de Deus, teremos a resposta e a solução que buscamos. Enquanto o futuro é desconhecido, confiemos no Senhor muito mais que antes.
Fácil não é, as provações e as tribulações se multiplicam, porém, Deus está nos treinando a esperar por Ele, e com fé. Ele está no controle de todas as coisas.

- Pr. Sergio Lourenço.

Nenhum comentário: