quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

História!

Um palestrante, especialista em gestão do tempo, iniciou sua conferência tirando de baixo da mesa um frasco grande de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, junto a uma bandeja de pedras grandes e perguntou:
- Quantas pedras pensam que cabem nesse frasco?
Depois de várias conjecturas da platéia, ele começou a colocar as pedras até encher o frasco, e perguntou:
- Está cheio?
Todos olharam pro frasco e assentiram que sim. Então ele tirou debaixo da mesa um saco com pedrinhas pequenas, derramou parte dele dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas então penetraram pelos espaços entre as pedras grandes.
O consultor sorriu e repetiu a pergunta:
- Está cheio?
Desta vez os ouvintes duvidaram e preferiram não responder.
Em seguida ele tirou um saco com areia debaixo da mesa e começou a despejá-lo no frasco. A areia infiltrou através dos pequenos espaços deixados pelas pedras grandes e pequenas.
- E agora, está cheio? – perguntou novamente o palestrante.
Nenhuma resposta! Então o palestrante pegou uma jarra de água e começou a derramá-la sobre o frasco, enchendo-o até a boca.
- Bem, o que acabamos de demonstrar aqui? – perguntou.
Um ouvinte então respondeu:
- Que não importa quão cheia está a nossa agenda, se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caiba mais coisas ainda.
- Não! – concluiu o especialista – O que esta lição nos ensina é que se colocarmos as PEDRAS GRANDES primeiro, o resto encontrará o seu lugar!
Administrar nosso tempo é sinônimo de administrar nossa vida. O tempo é o recurso mais democrático do planeta. Nem todos têm dinheiro, comida, água ou saúde, mas todos têm a mesma quantidade de tempo para fazer dele aquilo que mais lhe convier. E ao contrário do dinheiro ou de qualquer outro bem material, não conseguimos “guardar” o tempo. Se não o usarmos com sabedoria, o perderemos, e perder tempo significa ‘perder vida”.
Quais são as coisas mais importantes, as “grandes pedras” da sua vida? Quanto tempo você está dedicando àquilo que é realmente importante pra você? Há coisas que não podem ser revividas, como o tempo que passamos com a pessoa amada, a infância de nossos filhos, as viagens dos sonhos, os passeios com a família, o bate-papo, brincadeiras e risadas com os amigos, sua saúde, e um monte de outras coisas.#REFLETI!!

Nenhum comentário: