sábado, 15 de março de 2014

Esperar!

Deus é único.
"Desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu..." E sua singularidade é que ele se propõe ser nosso funcionário, e não vice-versa. Nosso trabalho é "esperar nele".
Esperar! Isso significa parar e conscientizar-se com sobriedade da nossa incompetência e da completa suficiência de Deus, buscar conselho e ajuda do Senhor e esperar nele.
"A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome." (Salmos 33:20-21)
"O Senhor espera, para ter misericórdia de vós, bem-aventurados todos os que nele esperam"(Sl30.18). A estupidez de não esperar em Deus está em perdermos a bênção de ter Deus trabalhando por nós. A malignidade de não esperar por Deus está em nos opormos a vontade de Deus de exaltar-se em misericórdia. 
Deus pretende exaltar a si mesmo trabalhando por aqueles que nele esperam. A oração é a atividade essencial da espera por Deus: o reconhecimento da nossa incapacidade e do seu poder, o pedido por sua ajuda, a busca do seu conselho. Assim fica evidente porque Deus manda tantas vezes que oremos: seu propósito no mundo é ser exaltado por sua misericórdia. A oração é o antidoto para a doença da autoconfiança, que se opõe ao objetivo de Deus de obter glória ao trabalhar por aqueles que esperam nele.
"Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele" (2Cr16.9). Deus não está a procura de pessoas que trabalhem por ele, tanto quanto está a procura de pessoas que o deixem trabalhar por elas. O evangelho não é um anúncio de Precisa-se de Ajuda. O chamado para o serviço cristão também não. Pelo contrario, o evangelho nos ordena a desistir e pendurar um anúncio de Precisa-se de Ajuda (esse é o sentido básico da oração). Assim então o evangelho promete que Deus trabalhará por nós. Ele não transferirá a glória de ser o Doador. 
Deus receberá com prazer qualquer coisa de nossa parte que mostre nossa dependência e sua total suficiência.   

- Pr John Piper."Em busca de Deus".

Nenhum comentário: