sábado, 1 de março de 2014

Por que não dizer simplesmente "Crer" ?

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. - Atos 16:31

Alguém talvez pergunte: "Se o objetivo é a conversão, porque você não usa logo o mandamento bíblico: creia no Senhor Jesus e será salvo?".

Bom, primeiramente: Estamos cercados de pessoas não convertidas que acham que crêem em Jesus. Há bêbados nas ruas que dizem crêem. Casais que dormem juntos sem serem casados dizem que crêem. Pessoas idosas que não têm frequentado cultos nem procurado comunhão durante quarenta anos dizem que crêem. Todos os tipos de frequentadores mornos e mundanos da igreja dizem que crêêm. O mundo está cheio de milhões de pessoas não convertidas que dizem crer em Jesus.
Não adianta dizer a essas pessoas que creiam no Senhor Jesus. A frase é vazia para elas.
Como seria se hoje o mandamento bíblico mais direto, em termos de conversão, não fosse "creia no Senhor" mas "tenha prazer(deleite, boa vontade, agrado, satisfação...) no Senhor"? Será que não poucos que tem o coração adormecido não seriam despertados ao ser atingidos pelas palavras: "Se alguém não for nascido de novo para ser um cristão que busca o prazer, não pode ver o reino de Deus"?
Por que a conversão é tão crucial? O que há entre Deus e o ser humano que a torna necessária?
Citarei dois:
1) Deus nos criou para sua glória.
Ninguém jamais entenderá a necessidade da conversão se não souber por que Deus nos criou. Fomos feitos para sermos prismas que refratam a luz da glória no mundo.
"Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os criei para minha glória."(Is 43.6,7)
2) Portanto é nossa obrigação viver para sua glória.
"Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (1Co10.31)
Se Deus nos fez para a sua glória, é evidente que devemos viver para a sua glória.
Afinal, o que significa glorificar a Deus? Reconhecer sua glória, valoriza-la acima de todas as coisas e fazê-la conhecida. Implica gratidão de coração: "Aquele que me traz ofertas de gratidão, esse me honra" (Sl 50.23) Também implica confiança: Abraão, "pela fé, se fortaleceu, dando glórias a Deus" (Rm 4.20)

"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." - Romanos 1:20-21


Deus não julgará alguém por deixar de cumprir um dever se a pessoa não teve acesso ao conhecimento desse dever. Mas mesmo sem bíblia, todas as pessoas têm acesso ao conhecimento de que fomos criados por Deus e por isso dependemos dele para tudo, devendo-lhes gratidão e confiança do nosso coração. Bem dentro de nós todos sabemos que é nosso dever glorificar nosso Criador agradecendo-lhe tudo o que temos, confiando nele para tudo o que precisamos e obedecendo a toda a sua vontade revelada.

-Em busca de Deus, Jhon Piper.

Nenhum comentário: